top of page

Concurso Campeões das Origens Brasileiras apresenta vencedores durante Semana Internacional do Café.

Segunda edição da premiação reconheceu os melhores cafés da safra de 2023 intensificando propostas para conectar estes cafés aos consumidores brasileiros.


ASCOM Cafebras

A noite do dia 08 de novembro marcou a segunda edição do Concurso Campeões das Origens Brasileiras. O evento aconteceu na cidade de Belo Horizonte, durante a Semana Internacional do Café, e premiou seis cafeicultores representantes de seis regiões brasileiras produtoras de café.

A iniciativa lançada pela Cafebras, empresa do grupo Montesanto Tavares, em 2022, tem como objetivo celebrar as origens produtoras de café, valorizando as pessoas que produzem e investem na melhoria contínua e na produção sustentável, expressando, assim, o potencial e as diversidades dos cafés brasileiros. Participam do concurso cafeicultores com propriedades rurais nas regiões: Alta Mogiana, Cerrado Mineiro, Chapada de Minas, Espírito Santo, Matas de Minas e Sul de Minas.

Em seu segundo ano, a Cafebras celebrou o envolvimento dos cafeicultores na iniciativa, resultado da conexão entre a empresa e as origens produtoras, algo que reforça o seu propósito de inspirar e envolver as pessoas do café. “O Concurso Campeões das Origens Brasileiras é um sonho de mais de 10 anos, e em 2023, a Cafebras completou sua primeira década. Mas, mesmo antes de sua criação, já havia o objetivo de promover e valorizar as origens brasileiras, porque elas são distintas. Nossa ideia foi mostrar ao Brasil as diferenças e os valores de cada região, por seu clima, altitude e terroir”, conta Eustáquio Miranda, CEO da Cafebras.


Emoção e valorização

O destaque do Concurso Campeões das Origens Brasileiras é sua forma de premiação. São premiados, em primeiro e segundo lugar, cafeicultores de cada região participante, sendo seis vencedores com o primeiro lugar e seis cafeicultores com o segundo lugar, representando a sua origem e tendo como prêmio, respectivamente, os valores de R$ 5 mil e R$ 3 mil reais, por saca.

Os vencedores da segunda edição foram: Pieter Johannes pela Alta Mogiana; José Ricardo Carvalho pelo Cerrado Mineiro; Marcos Hartmann pela Chapada de Minas; Elias Krohling pelo Espírito Santo; Fabiano Diniz pelas Matas de Minas e Eduardo Silva pelo Sul de Minas.

Legenda foto: Campeões das Origens Brasileiras 2023: Pieter Johannes (Alta Mogiana); Marcos Hartmann (Chapada de Minas); José Ricardo Carvalho (Cerrado Mineiro); Elias Miguel Krohling, representando por Edevaldo Correia Costalonga (Espírito Santo); Fabiano Diniz (Matas de Minas); Eduardo Daniel da Silva (Sul de Minas).


O cafeicultor Fabiano Diniz sagrou-se bicampeão pela origem Matas de Minas, vencendo seu pai, também cafeicultor e falou sobre a emoção de subir ao palco do Concurso novamente, disputando, desta vez, o prêmio em família. “É muita emoção estar representando minha região e sendo bicampeão do Concurso Campeões das Origens Brasileiras. Eu só tenho 25% desse prêmio, pois 25% são do meu pai que me ensinou a trabalhar e a outra metade é da minha mãe e da minha irmã que ficaram cuidando do café no terreiro. Somos bicampeões e esse prêmio é nosso e da nossa região”, comemora o jovem cafeicultor.


Tamanha comoção vem do fato dos cafeicultores enfrentarem grandes desafios para produzirem cafés especiais e, ao vencer uma premiação como esta, o sentimento é de realização e orgulho, como conta o campeão da origem Chapada de Minas, Marcos Hartmann. “É muito satisfatório colocar no mapa as características do nosso café, da nossa microrregião e ficar em primeiro lugar pela Chapada de Minas, sobretudo em um ano de muita dificuldade como esse em se tratando de mudanças climáticas. Estamos em uma região de microclima na interface entre o Cerrado e a Mata Atlântica, com uma variação de temperatura de 10º a 32º acima. Não é fácil, mas é um privilégio da natureza estar onde estamos e o prêmio faz tudo ser motivo de muito orgulho”, declara.


Cafés das origens brasileiras para os brasileiros

Em 2022, como forma de reconhecimento e parte da premiação a cada campeão e sua origem, foi lançada no mercado brasileiro, uma Edição Especial e Limitada de cada vencedor, bimestralmente, em 2023, pela Coffee ++, empresa parceira e apoiadora da iniciativa. Em 2024 a iniciativa será repetida de forma ainda mais especial, conectando os consumidores brasileiros às origens e aos sabores especiais de cada origem.



“Quando a Cafebras trouxe a ideia de fazer o concurso, eu, como já ganhei concurso, recebi o prêmio e o café foi embora do país. A Coffee++ nasceu com o propósito de democratizar o café especial para o brasileiro e como brasileiro eu acho injusto os campeões irem embora, então, foi assim que nasceu a parceria com a Cafebras para lançar os produtores no Brasil e fazer com que os brasileiros conheçam essas joias brasileiras”, conta Léo Tavares, CEO da Coffee ++.


A Coffee ++ é referência na promoção dos cafés especiais brasileiros e definirá, por sorteio, a ordem dos lançamentos. Em cada edição, uma por região, serão enfatizadas as características do lote vencedor, variedade do café, processo de produção além de informações da região produtora e história de vida do(a) cafeicultor(a), ampliando o conhecimento sobre os sabores de cada origem produtora dos cafés brasileiros participantes do concurso.

Já os cafés dos segundos colocados serão apresentados na nova loja do supermercado Festval, em Curitiba, no Paraná. A grande novidade é que esses cafés dos segundos colocados serão torrados, exclusivamente, na torrefação que a Coffee ++ montará no interior da loja, garantindo que todas as nuances dos cafés especiais das origens brasileiras sejam preservadas.


Sobre a Cafebras

A Cafebras é composta por um time de profissionais com ampla experiência no universo dos cafés especiais. É dedicada em estabelecer a conexão entre as origens produtoras do Brasil, as indústrias e os consumidores de todo o mundo para promover a alta qualidade e os autênticos sabores dos cafés brasileiros, além de disseminar o conhecimento, a cultura, os valores e as histórias dos produtores.Saiba mais acessando: http://www.cafebras.com

25 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page